Portal do Conselho Federal da OAB: Notícias

Portal do Conselho Federal da OAB
Portal do Conselho Federal da OAB: Notícias
  1. Lamachia relembra heroísmo de Luiz Gama no Dia da Consciência Negra

    Brasília - Neste 20 de novembro, data em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, o Conselho Federal da OAB presta uma homenagem aos negros e negras, integrantes da advocacia, reverenciando Luiz Gama (1830-1882), negro liberto que foi responsável por alforriar, pela via judicial, mais de 500 escravos, atuando como rábula.

    A ação nobre de Gama foi reconhecida formalmente pelo Conselho Federal da OAB em 2015, quando lhe foi conferido o título póstumo de profissional da advocacia.

    “Esta é uma data para ser lembrada pela luta brava e intransigente em defesa da liberdade. É também um momento de renovar o empenho pelo respeito e reconhecimento, pois, infelizmente, ainda há que se superar barreiras como a discriminação racial e social, além do evidente tratamento desigual no campo econômico destinado à negras e negros em nosso país. A OAB continuará engajada nesta luta”, afirmou Lamachia.

    “Liberdade, igualdade, respeito e reconhecimento são adventos essenciais para construir uma nação verdadeiramente democrática e livre”, ressaltou o presidente.

  2. Eleições OAB: Elton Assis é eleito presidente da Seccional Rondônia

    Brasília - O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, saudou nesta segunda-feira (19) a eleição de Elton Assis para a presidência da Seccional de Rondônia para o triênio 2019-2021.

    Além dele, foram eleitos como vice-presidente Solange Aparecida, como secretário-geral Márcio Melo Nogueira, como secretária-geral adjunta Aline Silva Corrêa e como tesoureiro Fernando da Silva Maia.

    Os conselheiros federais são Andrey Cavalcante de Carvalho, Franciany D’Alessandra Dias de Paula, Alex Souza de Morais Sarkis, Juacy dos Santos Loura Júnior, Veralice Gonçalves de Souza Veris e Jeverson Leandro da Costa. 

    A Caixa de Assistência terá como presidente Elton Sadi Fulber e como vice-presidente Juscelino Moraes do Amaral. 


  3. Eleições OAB: Bruno de Albuquerque Baptista é eleito para presidência da Seccional Pernambuco

    Brasília - O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, saudou nesta segunda-feira (19) a eleição de Bruno Albuquerque Baptista para a presidência da Seccional de Pernambuco para o triênio 2019-2021.

    Além de Bruno também compõem a nova diretoria a vice-presidente Ingrid Zanella Andrade Campos, a secretária-geral Ana Luiza Mousinho da Motta e Silva, o secretário-geral adjunto Ivo Tinô do Amaral Júnior e o tesoureiro Frederico Preuss Duarte. 

    Os conselheiros federais eleitos são Ronnie Preuss Duarte, Carlos da Costa Pinto Neves Filho, Leonardo Accioly da Silva, Ademar Rigueira Neto, Silvia Márcia Nogueira e Graciele Pinheiro Lins Lima. 

    Para a Caixa de Assistência, foram eleitos Fernando Jardim Ribeiro Lins (presidente) e Patrícia Maaze Viegas Loiola (vice). 


  4. Eleições OAB: Inácio Krauss é eleito para presidência da Seccional Sergipe

    Brasília - O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, saudou nesta segunda-feira (19) a eleição de Inácio Krauss para a presidência da Seccional de Sergipe para o triênio 2019-2021.

    Além de Inácio foram eleitos a vice-presidente Ana Lúcia Dantas Souza Aguiar, o secretário-geral Aurélio Belém do Espírito Santos, a secretária-geral adjunta Andrea Leite de Souza e o tesoureiro David Dias Garcez de Castro Dória.

    Foram eleitos como conselheiros federais Adélia Moreira Pessoa, Maurício Gentil Monteiro, Paulo Raimundo Lima Ralin, Tatiane Gonçalves Miranda Goldhar, Glicia Thaís Salmeron de Miranda e Vitor Lisboa Oliveira.

    A Caixa de Assistência será presidida por Hermosa Maria Soares França, que terá como vice-presidente Susan Manuela Silva Menezes Cruz. 


  5. Participe da enquete sobre PL 8.347/2017, que criminaliza desrespeito às prerrogativas

    Brasília – O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, afirmou nesta quinta-feira (15) que é fundamental que a advocacia e a sociedade participem da enquete que é realizada pelo portal da Câmara dos Deputados a respeito do Projeto de Lei 8.347/2017, que criminaliza o desrespeito às prerrogativas da advocacia. A matéria já foi aprovada no Senado em 9 de agosto de 2017, na CCJ da Câmara dos Deputados em 5 de dezembro de 2017 e agora aguarda para ser pautado no Plenário para sua votação definitiva. Essa é uma demanda histórica da advocacia que tramitou graças a ação da OAB no Congresso Nacional.

    Segundo Lamachia, a participação maciça da advocacia na enquete será mais uma forma de demonstrar com absoluta clareza o quão importante o projeto é não somente para os mais de um milhão e cem mil advogados e advogadas brasileiros, mas como ele pode ser um instrumento de transformação do acesso do cidadão aos seus direitos. “Conclamo a advocacia a participar dessa votação. A proposta está a um passo de ser aprovada e é preciso que não apenas a advocacia, mas toda a sociedade se manifeste. Quando o advogado é valorizado, e o projeto sem dúvida nenhuma promove essa valorização, o cidadão é respeitado”, disse Lamachia.

    Até o início da tarde dessa segunda-feira, 96% dos participantes (614 votos) da enquete disseram concordar com a proposta, enquanto 4% (26 votos) se dizem contrários ao texto. Para participar, clique aqui.

Depoimentos

  • Um profissional transparente e correto em todos os procedimentos.

    Sempre disposto a esclarecer nossas dúvidas.

    Recomendo a todos.

    Roberto S. Melo, Desenvolvedor Web / Mobile

Copyright